Bom, hoje eu aprendi, ou melhor, hoje eu entendi que o meu trabalho como autor de livros será muito mais desafiador do que eu imaginava. Lendo uma matéria que saiu no jornal O Globo, eu descobri que a venda de livros no Brasil caiu em 2023.
Isso aí, o brasileiro está lendo menos. A venda caiu 7 ,13%. Foram vendidos 54 ,4 milhões de livros no país ao longo do ano. O faturamento das editoras foi de 2 ,52 bilhões, uma queda também. É claro que o preço médio dos livros não ajuda, 46 reais e 39 centavos.
Então, o brasileiro precisa gostar muito de um livro para pensar em comprá-lo. R$ 46 reais é algo representativo no orçamento das famílias mais pobres. Lembrando que somos um país com mais 70% da população com problemas financeiros.
E obviamente, essa matéria me despertou a curiosidade. Afinal de contas, se o brasileiro está lendo menos, qual o impacto que isso pode ter no nosso crescimento? E uma dúvida, quantos livros o brasileiro lê por ano?
E quantos livros os outros países, a população, está lendo por ano? Bom, eu achei uma pesquisa da Pew que já traz um dado interessante. Mulheres leem mais do que homens. Isso eu já imaginava, né?
Outra coisa, pessoas mais educadas, leem mais. E finalmente, um ponto importantíssimo para você que não está lendo. CEOs, leem muito. Então, se você quer ter uma boa carreira, aqui nós temos uma pista. Comece a ler imediatamente.
Todos os CEOs leem muito. Isso eu já sabia. Você vê figuras como Warren Buffett e Bill Gates, mostrando números impressionantes, dezenas de livros lidos todos os anos.
Sobre a questão da leitura pelo mundo, seguem os dados da pesquisa Lectupedia (2022) sobre quantos livros cada pessoa lê por ano em determinados países:
- França e Canadá 17 livros
- Estados Unidos 12 livros
- Coreia do Sul 11 livros
- Espanha 9,9 livros
- Portugal 8,5 livros
- Estônia 6 livros
- Chile 5,3 livros
- Brasil 2,5 livros
- México 1,7 livros
Fico extremamente chateado com o número de livros lidos por aqui, e juro que não é pela questão de que meus livros podem vender menos por estarmos no Brasil.
A questão é que se os mais educados leem mais e os CEOs leem bastante, fica claro que de alguma forma nosso desenvolvimento e crescimento serão afetados quando decidimos não ler.
Acredito que ainda somos o país das novelas e das redes sociais, e muitos brasileiros consideram não ter tempo para ler. Aquela 1 horinha por dia que poderia se transformar em 40 ou 50 páginas, acaba virando 1 horinha no tiktok ou netflix.
O tempo cobrará essa conta de todos, até de você.
E aí, que tal bagunçarmos esses números nos próximos anos? Vamos garantir pelo menos 5 a 10 livros esse ano?
Lectupedia: https://lectupedia.com/en/number-of-books-read-in-each-country/